
Hereges é uma obra em que G.K. Chesterton procura esboçar a própria filosofia ao tentar identificar os possíveis pontos fracos nas filosofias de seus contemporâneos. Sua crítica não se limita à análise de autores específicos, buscando sempre ter um sentido mais geral. Partindo do estudo dos erros de um conjunto heterogêneo de escritores, a obra visa explicar o que considera estar errado com o pensamento do mundo moderno.
Autor: G. K. Chesterton
Editora: Ecclesiae
Número de Páginas: 308
Catálogo: Filosofia
Ano de Lançamento: 2014
ISBN-13: 9788563160263
Edição: 3ª
Encadernação: Brochura
Idioma: Português
Dimensões: 16 x 23 cm
Peso: 0,480 kg
A verdade mais simples sobre o homem é que ele é um ser muito estranho; quase que no sentido de ser um estrangeiro na terra. Com toda a sobriedade, pode-se dizer que ele tem bem mais da aparência externa de alguém a trazer hábitos estrangeiros de uma outra terra do que da aparência de mero desenvolvimento desta terra. Ele tem uma vantagem injusta e uma desvantagem injusta. Ele não pode dormir só com a sua própria pele; ele não pode confiar em seus próprios instintos. Ele é ao mesmo tempo um criador movendo as suas mãos e dedos miraculosos e uma espécie de aleijado. Ele está enrolado em ataduras artificiais chamadas roupas; ele está escorado em muletas artificiais chamadas mobília. A sua mente tem as mesmas liberdades duvidosas e as mesmas limitações selvagens. Único entre todos os animais, ele é sacudido com a bela loucura chamada riso; como se ele tivesse percebido algum segredo na forma mesma do universo, escondida do próprio universo. Único entre todos os animais, ele sente a necessidade de desviar os seus pensamentos das realidades básicas de sua existência corporal; de escondê-los como se na presença de alguma possibilidade mais alta que cria o mistério da vergonha.
Autor: G. K. Chesterton
Editora: Ecclesiae
Número de Páginas: 328
Catálogo: Literatura
Ano de Lançamento: 2014
ISBN-13: 9788563160577
Edição: 1ª
Encadernação: Brochura
Idioma: Português
Dimensões: 16 x 23 cm
Peso: 0,500 kg
A mente moderna vê-se forçada na direção do futuro pela sensação da fadiga - não isenta de terror - com que contempla o passado. Ela é propelida para o futuro. Para usar uma expressão popular, é arremessada para meados da semana que vem. E a espora que a impulsiona avidamente não é uma afeição genuína pela futuridade, pois a futuridade não existe, pois que ainda é futura. É antes um medo do passado; um medo não só do mal que há no passado, senão também do bem que há nele. O cérebro entra em colapso ante a insuportável virtude da humanidade. Houve tantas fés flamejantes que não podemos suportar; houve heroísmos tão severos que não somos capazes de imitar; empregaram-se esforços tão grandes na construção de edifícios monumentais ou na busca da glória militar que nos parecem a um tempo sublimes e patéticos. O futuro é um refúgio onde nos escondemos da competição feroz de nossos antepassados. São as gerações passadas, não as futuras, que vêm bater à nossa porta.
Autor: G. K. Chesterton
Editora: Ecclesiae
Número de Páginas: 218
Catálogo: Crise na Igreja | Literatura
Ano de Lançamento: 2013
ISBN-13: 9788563160287
Edição: 1ª
Encadernação: Brochura
Idioma: Português
Dimensões: 16 x 23 cm
Peso: 0,355 kg
Com certeza existem pessoas que, impensada e levianamente, falam da loucura como coisa de per si atraente, mas basta pensarmos um momento para chegarmos à conclusão de que, se a doença tem algum encanto, é porque geralmente se trata da doença alheia. Da mesma forma, a mais atroz poesia da loucura só poderá ser desfrutada por aqueles que estão em pleno gozo das suas faculdades mentais. Para um doido, a sua loucura é coisa absolutamente prosaica, pela simples razão de que é absolutamente verdadeira. Um homem que se julga um frango é, aos próprios olhos, tão comum como um frango, da mesma forma que um homem que está convencido de que é um pedaço de vidro. É a homogeneidade da sua mente que o torna estúpido e faz dele um louco. Em resumo - as excentricidades só impressionam as pessoas comuns; não impressionam os excêntricos.
Autor: G. K. Chesterton
Editora: Ecclesiae
Número de Páginas: 211
Catálogo: Literatura
Ano de Lançamento: 2013
ISBN-13: 9788584910861
Edição: 2ª
Encadernação: Brochura
Idioma: Português
Dimensões: 16 x 23 cm
Peso: 0,340 kg